No ano de 1998, algures no sítio de Alapraia, no concelho de Cascais alguns amantes da marca VESPA, depois de alguns encontros entre si, resolveram criar o clube de nome “VESPA CLUBE DO ESTORIL” porque os primeiros encontros eram no Autódromo do Estoril .
O início de formação foi com três sócios, e foi crescendo até aos doze e é quando aparece o Fernando Pinho, com o número … treze. E aparece o Luis Lopes, o Ezequiel Oliveira, o Tiago Oliveira, alguns dos fundadores que ainda estão connosco
Após lavrarmos por escrito auto de tomada de posse da futura sede, deuse inicio as obras de remodelação do espaço que se encontrava deteriorado na Rua Cidade e as Serras 264, em Matarraque.
No final das obras, foi feita a abertura do espaço onde esteve presente o Sr. Manuel Mendes, então presidente da Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana e representantes do rancho folclórico de Matarraque.
Já com a sede, ainda se tornou maior o gosto e participação dos sócios pelas iniciativas do clube. Temos tido participação anual permanente nos “Pais Natal Vespistas” junto com a JF de S.Domingos de Rana, onde entregamos lembranças as crianças das escolas da Freguesia
Temos orgulho de ter feito parte da organização do primeiro grande evento Vespa em Portugal, o EUROVESPA 2004. Este evento, realizado junto à Torre de Belém, com a participação de 3240 vespas oriundas do mundo inteiro, teve uma passagem/paragem junto a Camara Municipal de Cascais. Desde o antigo cinema S. Jorge ate ao CIAAC de Cascais, o que se via eram vespas num “coffee-break” oferecido aos participantes.
Assim como participamos no Vespa World Days 2010 em Fátima, evento máximo da comunidade Vespa, com presença de 6000 participantes e 183 Clubes vindos de diversos países da Europa.
Da mesma forma organizamos um evento anual ( normalmente em Maio, perto da data do nosso aniversário 20 Maio) onde recebemos os Clubes Vespa espalhados pelo pais, onde divulgamos a zona de Estoril-Cascais.
Eis um resumo do nosso Evento de 2018, com 120 vespas pela Marginal, visita à Fábrica da Pólvora e almoço no Tim’s Garage.
Em 2015,2019 e 2023, o Vespa Clube Portugal, organizou em Março (inicio da primavera) em Arganil, Viseu e Torres Vedras, o Dia do Vespista, onde os 40 Clubes registados no VCP foram representar cada uma das suas Cidades ou Vilas. O VCE esteve presente e apresentou folhetos e filmes relativos a Cascais e Estoril. Em 2025, o Dia do Vespista é no Estoril!
Calendário Vespa do VCP : Participamos em diversos eventos Vespa espalhados pelo pais, divulgando a nossa região (recebemos o prémio de maior grupo presente em Fátima 2017 com 22 elementos nos 500 inscritos)
Às 6f reunimos no Clube das 21h -24h. Temos snooker, matraquilhos, setas, cartas, xadrez, musica, e ás vezes o Hernâni leva a guitarra e canta fado. E temos café, “mines”, chouriço assado e outros petiscos para entreter enquanto se convive.
Em 2019, tivemos que mudar de sede, dissemos adeus à R Cidade e as Serras e fomos para a R. do Planalto, 4 contentores, 2785-215 S.DomingosRana. Este espaço teve que sofrer algumas obras. Um obrigado muito grande mais uma vez á JF S. Domingos de Rana que nos tem ajudado, esperamos contribuir igualmente no apoio à comunidade.
Temos seguros muito em conta para a Vespa e para o condutor, através da parceria do VCP com a Fidelidade Seguros.
E temos polos, coletes, emblemas, t-shirts, pins, com o emblema do Clube e da Vespa
E temos muita alegria constantemente entre o saudavel convívio entre todos os sócios
Amizade, companheirismo, petiscos, passeios, boas memórias, vespas …
No passado dia 20 de Setembro de 2025, fizemos uma fantástica inauguração da 3ª sede do Vespa Clube do Estoril com representantes da Câmara Municipal de Cascais, alguns sócios, amigos e simpatizantes do clube.
Vém conhecer o nosso espaço na Rua dos Lírios 74, 2785-778 São Domingos de Rana (A5, saída 8). As portas da nova sede estão abertas ao público todas as sextas-feiras apartir das 21h!
" Tenho um Vespa, tenho um Vespa, que é a minha companhia,
Tenho um Vespa, tenho um Vespa, para passear durante o dia,
Tenho que acordar cedo e a Vespa preparar e telefonar para os amigos para irmos passear,
Tenho um Vespa, tenho um Vespa, que é a minha companhia,
Tenho um Vespa, tenho um Vespa, para passear durante o dia,
Passeamos todos juntos, cada um na sua Vespa, arranjar alguns amigos, não há vida como está.
Tenho um Vespa, tenho um Vespa, que é a minha companhia,
Tenho um Vespa, tenho um Vespa, para passear durante o dia,
Há Vespas de muitas cores, azuis, verdes e amarelas e ao andarmos pela estrada, toda a gente olha para ela,
Tenho um Vespa, tenho um Vespa, que é a minha companhia,
Tenho um Vespa, tenho um Vespa, para passear durante o dia,
Ho clube do Estoril, como tu não há igual, é tão bom andar de Vespa, por o nosso Portugal.
Tenho um Vespa, tenho um Vespa, que é a minha companhia,
Tenho um Vespa, tenho um Vespa, para passear durante o dia. "